O ambulatório Herbert de Souza, em Uberlândia, é um dos 49 Centros de Testagem e Aconselhamento de Minas Gerais que realizam o teste rápido da Aids. Ao contrário do sorológico, que demora de duas a três semanas para sair o resultado, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos.

 
Em março, na cidade foram realizados 14 testes, sendo que cinco confirmaram a doença. Os exames são feitos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa etária na qual houve mais confirmações do vírus do HIV foi em pessoas entre 20 e 49 anos. Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue e ela é colocada em uma lâmina junto com o reagente.
 
Contudo, a coordenadora do ambulatório Herbert de Souza, Cláudia Spirandelli, explicou que antes do procedimento a pessoa precisa passar por aconselhamento. “Ele será atendido por um profissional – assistente social, psicólogo ou enfermeiro – que vai ouvir o motivo e saber se ele tem condições de fazer o teste já que o vírus tem de 6 a 12 semanas para ser detectado no organismo”, ressaltou.
 
Quando o resultado é positivo, a coordenadora disse que o mesmo teste é realizado em outro laboratório. “Se os dois resultados forem positivos, vamos orientar o paciente a agendar uma consulta para pedir os exames complementares”, contou.
 
O exame é indicado para pessoas com histórico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTS), tuberculose, gestantes, usuários de drogas injetáveis, pessoas que tenham sofrido acidentes de trabalho com objetos perfuro-cortantes ou pessoas que tiveram relações sexuais sem camisinha.
 
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre os anos de 1982 a 2011, foram feitas mais de 31 mil notificações da doença no Estado. O ambulatório em Uberlândia fica na Avenida Avelino Jorge do Nascimento, Bairro Roosevelt. O telefone para contato é (34) 3215-2444.
 
Fonte: G1
Deixe um Comentário