CABELEIREIROS CONTRA AIDS

APRESENTA O SALÃO SOLIDÁRIO

Uma ação inovadora marca a campanha Cabeleireiros contra AIDS 2015. No dia 1º de dezembro, Dia Internacional da Luta contra AIDS, será realizado o Salão Solidário, onde salões parceiros de todo o Brasil se unirão em prol de uma causa nobre. Os principais cabeleireiros doarão seu tempo e talento durante este dia para realizar cortes e toda a renda arrecadada com o serviço será revertida para a Sociedade Viva Cazuza, que cuida de crianças portadoras do vírus HIV/Aids.

Em 2014, a Campanha arrecadou R$60.000 em um dia. No total, 62 salões de Norte a Sul do Brasil participaram do Salão Solidário. Foram realizados 5.000 cortes com o apoio de 700 cabeleireiros.

Para compartilhar a importância dessa iniciativa, nós propomos usar toda a atitude que existe dentro de você para realizar uma corrente do bem. A campanha estará presente nas redes sociais, onde convida todos os seus seguidores a divulgar a ação em salões próximos e postarem mensagens sobre prevenção à Aids direcionada para a ação usando a hashtag #cortecontraaids

Conheça os salões que aderiram à corrente do bem:

- Academia L’Oréal Rio de Janeiro/RJ
- Academia L’Oréal São Paulo/SP
- Instituto L’Oréal Professionnel Belo Horizonte/MG
- Instituto L’Oréal Professionnel Centro/RJ
- Instituto L’Oréal Professionnel Butantã/SP
- Instituto L’Oréal Professionnel Tijuca/RJ
- Instituto L’Oréal Professionnel Tatuapé/SP
- Instituto L’Oréal Professionnel Curitiba/PR
- Instituto L’Oréal Professionnel Campinas/SP
- Diego Oliveira Cabeleireiros/SP
- Top Hair Bourbon Ipiranga/RS
- Top Hair Bourbon Country/RS
- Studio W Higienópolis/SP
- Studio W JK Iguatemi/SP
- Studio W Anália Franco/SP
- Studio W Iguatemi/SP
- Studio W Alphaville/SP
- Studio W Campinas/SP
- Studio W Ribeirão Preto/SP
- Personalité Jardins/SE
- Personalité Farolandia/SE
- Studio Tez/SP
- Salão Belas Arts Espinheiro/PE
- Mulher Cheirosa/CE
- Jacques Janine/BA
- Jacques Janine Brooklin/SP
- Salão Belas Arts Casa Forte/PE
- Salão Belas Arts Navegantes/PE
- Salão Belas Arts Trade Center/PE
- Amanda Beauty/AM
- Amanda Beauty Shopping Ponta Negra/AM
- Amanda Beauty Manauara Shopping/AM
- Memorial da Beleza/AL
- Maison Ferry/AL
- Prime Cabelo e Estética/DF
- La’ Bella Clínica de Beleza e Estética/GO
- Espaço DR/MG
- Mirage InterCoifrure Padre Chagas/RS
- Mirage InterCoifrure Viva Open Mall/RS
- Expert Beauty Center/PR
- Via Paris Shopping Barra/BA
- Via Paris Salvador Shopping/BA
- Tiff’s Cabeleireiros – Savassi/MG
- Tiff’s Cabeleireiros – Mangabeiras/MG
- Tiff’s Cabeleireiros – Alameda/MG
- Salão Lillas/MG
- Salão da Késia/SP
- Antony Beauty Center – Parque Dom Pedro Shopping/SP
- Antony Beauty Center – Campinas Shopping/SP
- Antony Beauty Center – Norte-Sul/SP
- Antony Beauty Center – Galleria Shopping/SP
- Antony Beauty Center – Shopping Jaraguá/SP
- Antony Beauty Center – Shopping Unimart/SP
- Antony Beauty Center – Carrefour Dom Pedro/SP
- Antony Beauty Center – Alphaville/SP
- Antony Beauty Center – Jd. Proença/SP
- Antony Beauty Center – Parque das Bandeiras/SP
- Hair & Beauty/RJ
- Vimax/PR
- Georgia Noivas e Estética/PR
- Liceu de Maquiagem/SP
- Salão Absolut/SP
- Wanda K/RJ
- WK Coiffeur by Wanda K/RJ
- Yamada Cabeleireiros/SP
- Instituto Gabriel Cabelo e Estética/SP
- Homa Elite Salon/SP
- Salão Águas de Ipanema – Centro/RJ
- Salão Águas de Ipanema – Ipanema/RJ
- Salão Zelinda – Unidade Weissopolis/PR
- Salão Zelinda – Unidade Piraquara/PR
- Salão Zelinda – Unidade Centro/PR

O Cabeleireiro e a Campanha

Além de prestar serviços profissionais, um cabeleireiro é, muitas vezes, um confidente. É no salão que os clientes têm tempo para falar e também para desfrutar do conforto de ter alguém que os escute. Uma vez formada uma relação de confiança entre o cabeleireiro e o cliente, o primeiro pode ter o papel de informar e educar seus clientes sobre questões sociais. Reconhecendo esse fato e refletindo sobre a importância que sempre deu à higiene, à saúde, ao bem-estar relacionados a seus produtos, L’Oréal buscou a parceria da UNESCO, em 2005, para juntos despertarem a conscientização sobre a prevenção do HIV entre os cabeleireiros do mundo todo, com o  lançamento da campanha mundial Cabeleireiros Contra Aids.

O objetivo do programa é oferecer aos profissionais de beleza informações de qualidade, cientificamente comprovadas, para o entendimento prático sobre a Aids. E, assim, apresentar meios de alertar o público a respeito dos riscos da doença e de que maneira pode-se proteger contra ela.

“No Brasil, o cabeleireiro  é um grande influenciador e exerce um papel importante na vida das suas clientes tornando-se um porta-voz fundamental para disseminar informações de prevenção à doença. Com o Salão Solidário, temos o objetivo de engajar não só os cabeleireiros como também as consumidores de todo o país em prol dessa causa tão nobre e que juntos façamos parte dessa corrente do bem. Contamos com vocês…”, afirma Mikael Henry, Superintendente da Divisão de Produtos Profissionais no Brasil. 

Histórico da Campanha

O Programa de Educação Preventiva Contra a Aids começou em 2001 na África do Sul. Mas foi lançado mundialmente em 2005, com a assinatura, em Paris, de um acordo entre a presidência da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais e a UNESCO. O Brasil foi um dos primeiros países a aderir à campanha, em 2006, tendo o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais. Essa escolha foi fruto do reconhecimento mundial conquistado pelo Brasil, apontado como uma das nações que desenvolve os melhores programas de tratamento e prevenção contra a Aids.

No Brasil, 630 mil pessoas são portadoras do vírus HIV e estima-se que 200 mil ainda desconheçam ter a doença. O programa de Educação Preventiva Cabeleireiros contra Aids já chegou a quase 1,5 milhão de pessoas por meio de cursos, treinamentos, participação em feiras e ações diversas. No site www.cabeleireiroscontraaids.com.br, o profissional de beleza, seja dono do salão ou cabeleireiro, recebe gratuitamente materiais de divulgação:  banners para decorar o salão, brochuras informativas para seus clientes, broches e ímãs com perguntas e respostas sobre a doença.

O Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, destacou a importância do programa e o papel da educação como principal instrumento de mobilização na prevenção do vírus da Aids. “O acesso a informações de qualidade e cientificamente comprovadas favorece a redução da discriminação contra pessoas que vivem com HIV e Aids, dentro das escolas e em espaços de grande convívio social como é o caso de salões de beleza”, afirmou Defourny.

Sociedade Viva Cazuza

Fundada em 1990 em memória do cantor e compositor Cazuza, a sociedade beneficente acolhe crianças e adolescentes carentes portadoras do vírus da AIDS e ajuda pacientes soropositivos. A entidade divulga ainda informações sobre HIV/AIDS e esclarece as dúvidas dos profissionais de saúde e leigos.

www.cabeleireiroscontraaids.com.br / www.hairdressersagainstaids.com

Facebook: @CCAidsBrasil / Twitter: @CCAidsBrasil

#cortecontraaids #salaosolidario